Spoiler...


Quem tem interesse em assistir o filme A Vida de David Gale por favor não leia agora, só leia após assistir o filme. Esse é um trabalho realizado pelo meu grupo da aula de Técnicas de Comunicação, eu achei muito interessante por isso vou postar.
Detalhe: Eu redigi o trabalho.



A vida de David Gale


Pena de morte é um assunto muito debatido em todo mundo, alguns são contra e outros a favor. Os Estados Unidos da América é o único país democrático que ainda aplica esse método de execução, sendo o estado do Texas que mais executa pessoas.
O filme A Vida de David Gale aborda esse assunto. David era um professor de filosofia muito bem conceituado e respeitado, tinha vários livros publicados e uma carreira brilhante.
Belim uma de suas alunas estava prestes a reprovar na matéria lecionada por David, para poder melhorar sua situação ela se insinuou para o professor, como ele a rejeitou, ela traçou um plano para se vingar. Em uma festa ela o seduziu, David estava bêbado e seu casamento estava em crise então cedeu as investidas de sua aluna. Ela por sua vez o acusou de estupro, destruindo assim a boa reputação de David, algum tempo depois ela se arrependeu e retirou a acusação.
Assim que mulher de David soube sobre a acusação de estupro decidiu se mudar para a Espanha levando junto o filho que David tanto amava.
David fazia parte de uma ONG chamada Death Watch que lutava contra a pena de morte. David se viu em um debate contra o governador do estado do Texas, ele alegava vários fatores contra a pena de morte, dentre eles o fato de poder ocorrer falhas no sistema e um inocente ser morto, em contra partida o governador dizia que a pena de morte era indicada por Deus, e que era a lei do “Olho por olho, dente por dente”, David se exaltou durante o debate e o governador pediu para que ele apresentasse apenas um caso onde o sistema havia sido falho, sem ter nenhuma prova disso David não foi capaz de responder mais nada.
Por causa da acusação de estupro David perdeu todo seu prestigio, família e bens, somente Constance (sua amiga que também fazia parte da ONG) ficou ao seu lado. Ele havia perdido praticamente tudo quando descobriu que Constance tinha uma doença terminal, ambos não tinham mais expectativa de vida.
Em uma noite Constance contou a David que se sentia sozinha e indesejada, nessa mesma noite eles transaram.
David foi acusado de estuprar e matar Constance de forma violenta e cruel, o que lhe custou sua vida. Ele recebeu como punição a pena de morte.
Faltando alguns dias para sua execução, ele exigiu uma entrevista com a jornalista Bitsy, alegando que contaria toda a verdade a ela.
Bitsy já havia sido presa por manter sua ética e não revelar suas fontes e por isso que Gale a escolheu, ela teve três entrevistas de duas horas cada com Gale, onde ele contou parte de sua historia, deixando-a intrigada.
O caso chamou tanta a atenção de Bitsy, que ela resolveu investigar a vida de Gale e descobrir se o que ele alegava sobre sua inocência era verídico.
Com o passar dos dias Bitsy ao chegar ao motel que estava hospedada junto do estagiário que a acompanhava, deparou-se com a porta aberta, e pendurada no teto do quarto havia uma fita de vídeo. A fita mostrava a morte Constance, ela estava nua, com algemas prendendo seus braços para trás e um saco plástico preso a sua cabeça.
Bitsy ficou horrorizada com aquelas cenas, e só tinha mais aquela noite para desvendar toda verdade. Ao passar a noite assistindo a fita ela percebeu algo estranho naquelas imagens, e foi até o local do crime para tentar reconstituir a cena e provar suas suspeitas. Ao reproduzir a cena, Bitsy comprovou que Constance não havia sido assassinada e sim cometido suicídio.
Bitsy sabia que Constance não poderia ter feito isso sozinha e começou a desconfiar que Dusty (um amigo de Constance e Gale que também fazia parte da ONG) estivesse envolvido, pelo fato de a perseguir. Ela chegou a conclusão de que como Constance não tinha mais nenhuma perspectiva de vida e sabia que David havia perdido tudo, então ela mesma adiantou sua morte para poder provar que o sistema de pena de morte era falho e matava inocentes.
Bisty foi ate a casa de Dusty atrás de provas que o incriminassem e provassem a inocência de Gale, ela encontrou uma fita que continha cenas da própria Constance colocando o plástico em sua cabeça e se algemando.
Bitsy correu com a prova da inocência de Gale, mas chegou tarde, pois ele já havia sido executado, ela entregou a fita às autoridades e conseguiu provar que o sistema era falho e que um inocente foi morto.
Após algum tempo Bitsy recebeu uma nova fita, que mostrava que David havia participado de toda trama, ele e Constance haviam dado a própria vida pelos seus ideais.
David havia cobrado uma boa quantia em dinheiro para conceder a entrevista, todo esse dinheiro foi enviado para sua ex-mulher e filho por Dusty, que fugiu.
O filme é muito interessante, principalmente pelas contradições de alguns personagens. Todos eles eram absolutamente contra a tirar a vida de uma pessoa e mesmo assim além de tirar a própria vida, tiraram a de pessoas amadas.
David havia perdido tudo, e via sua imagem sendo denegrida, ele não queria que o filho o visse como um criminoso, mas sim como um herói, esse foi um dos fatores que o levou a fazer o que fez, além de lutar pelo que ele acredita, Constance se via a beira da morte, ela não tinha mais esperanças, então os dois com ajuda de Dusty e do advogado de Gale bolaram um plano que provasse que a pena de morte era falha.
O filme mostra claramente que tanto David quanto Constance tinham perturbações mentais, eles alegavam que as pessoas a favor da pena de morte geralmente eram fanáticos, e que seus argumentos sobre as leis de Deus não eram plausíveis, mas as atitudes deles também apontam um fanatismo desmedido, onde para alcançar seus objetivos e provar seus ideais fariam qualquer coisa, até mesmo entregar sua vida.
Gale quis deixar uma imagem boa para seu filho, mas com isso provou ser egoísta, pois é preferível ter um pai (mesmo que acusado de vários crimes) vivo a ter um pai herói que nunca mais poderá ser visto.
Gale, Constance e Dusty foram ao ápice da loucura para conseguir o que desejavam, haviam outros caminhos para conseguir o que queriam, como debates, negociações e investigações, mas como eles não haviam conseguido êxito em nenhum desses, forjaram um crime. David não soube negociar sua causa, preferiu conseguir o que queria através de uma farsa.
David em uma de suas aulas palestrava sobre as teorias de Lacan e Pascal, ele citou as frases: “O melhor da festa é esperar por ela”, “Cuidado com seus desejos”, “Viver de desejos não traz felicidade” e “Não medir sua vida, mas pelos momentos de integridade a paixão e racionalidade e até auto-sacrifício. A única forma de medir o significado de nossas vidas é valorizando a vida dos outros.”
Gale se tornou um escravo de seus desejos, do desejo por uma mulher, do desejo de realizar seus ideais e do desejo de ser bom o bastante para seu filho. Nem ele nem Constance e Dusty valorizaram a vida dos outros. Para eles o sacrifício de duas vidas que já haviam perdido o sentido pela salvação de várias era valido. Eles erraram, não pensaram nas pessoas que sofreriam com sua morte, preferiram o caminho mais curto do que lutar, descartaram sua própria vida, mudaram o rumo dela, sem pensar em quem fica, a imagem de um herói ainda não substitui a solidão da ausência de um pai.



O grupo acredita que a pena de morte é errada, pois isso seria interferir no ciclo natural, não se paga por uma vida com outra e também não se tira a própria vida. Sempre há formas alternativas para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Uma vida é muito preciosa para ser tirada, principalmente se for de alguém amado.
Morrer pelo que se acredita muitas vezes é uma forma covarde de provar sua opinião, pois não prova que você esta certo, já lutar para provar isso é se mostrar forte e corajoso.


Enquanto houver sol
Sérgio Britto

Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós, algo de uma criança

Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando que se faz o caminho
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós, aonde Deus colocou

Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol


Como a própria música diz: “Nenhuma idéia vale uma vida”.

Far far away...


Pois é leitores, estou de volta...

Me desculpem por demorar tanto para postar, o negocio é que ando lendo muito e não tive muita inspiração para escrever.

Bem vou direto no tema, tão tão distante...

Bem, que nossa vida é um ciclo ninguém pode discordar, pessoas vem e vão, muitas vezes gostaríamos que elas ficassem para sempre, mas não podemos impedir alguém de fazer o que precisa. Ninguém vai ficar para sempre, infelizmente.

Amigos, parentes, namorados, enfim todas as pessoas que amamos podem nos abandonar de uma hora para outra, e por mais que isso parta nosso coração não há muito o que fazer a não ser desejar que essa pessoa seja feliz.

Muitas vezes somos nós que partimos, deixando saudade em outros corações.

Não é só a distancia física que machuca, na maioria das vezes a distancia emocional é a que mais causa danos, é ela que dilacera nossos corações. No final uma acaba puxando a outra, quando se esta longe fisicamente é mais fácil de se distanciar de outras formas.

Existem pessoas que estarão guardadas em nós para sempre, independente de quão longe estejam, tanto física como emocionalmente. As que eu guardo em meu coração sabem muito bem disso.

Tantos que amo estão tão tão distantes, muitas vezes quando penso que vou alcançá-los, eles somem novamente. Só queria sentir por um momento que não serei mais abandonada, mas infelizmente é impossível. Gostaria também de não abandonar mais ninguém, só que não vejo como fazer isso.

É incrível, a medida que entram pessoas na nossa vida, outras saem, algumas para sempre até.

Acho que todos sabem o porque desse post. Para quem não sabe, é porque minha amiguinha fofa se mudou para São Carlos e isso fez que eu lembrasse de todos os que já me deixaram de alguma forma, se mudando, parando de falar comigo ou até mesmo morrendo.

Para ser sincera eu sempre tive muito medo de ser abandonada pelas pessoas que amo (principalmente minha mãe, não consigo entender por que), claro que isso já aconteceu varias vezes, mas quase sempre faz com que meu mundo desabe.

Não gosto muito de demonstrar fraquezas, mas como qualquer pessoa, queria todos que gosto do meu ladinho.



Como dizia Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”.



Tão tão distante de mim...



“As pessoas sempre vão embora”

“Às vezes elas voltam”



Então galera sumida, voltem logo, por favor!



Beijinho gatinhas e gatinhos.



PS: Tragam de volta os fujões.